Revitalização das Áreas de Entorno do Estádio Mané Garrincha – Arena BSB
Ano: 2020
Concurso
Parceiro: AP Arquitetos
Local: Brasília/ DF
MEMORIAL PAISAGÍSTICO
ESPAÇO ABERTO MULTIFINALITÁRIO
Buscando otimizar a utilização dos espaços abertos e valorizar a escala bucólica do entorno das edificações, propõe-se áreas multifinalitárias, agregando diversas funções e serviços ecossistêmicos que vão além de fluxos e respiros entre edificações. Dessa forma, o tratamento da paisagem se deu através de variações entre funções e fitofisionomias típicas do Cerrado, gerando espaços lúdicos e funcionais, simultaneamente.
Sem a pretensão de competir com os atrativos do entorno (parques e praças), propõe-se, junto ao bulevar, uma espécie de parque do cerrado, enaltecendo os diferentes tipos fitofisionômicos deste bioma. Desta forma, sugere-se um circuito de atrativos de lazer, apoio ao comércio, sombreamento de estacionamentos, fruição visual, entre outros, também com caráter didático sobre o bioma mais diversificado do Brasil.
As características do Cerrado Brasileiro permitem essa variação de paisagens dentro do mesmo projeto, e a proposta é que haja sempre elementos que sinalizem e expliquem sobre cada uma das áreas simuladas nos diferentes ambientes, transformando assim o espaço numa verdadeira enciclopédia viva sobre o Cerrado.
Dessa forma, as áreas foram divididas nas principais formações do Cerrado, cada uma ilustrada por duas ou três fitofisionomias, conforme segue:
FORMAÇÕES FLORESTAIS
Mata de Galeria
Cerradão
FORMAÇÕES SAVÂNICAS
Cerrado típico (stricto sensu)
Cerrado Rupestre
Veredas
FORMAÇÕES CAMPESTRES
Campo sujo
Campo Limpo